Iphac celebra Dia Internacional do Jovem Trabalhador com apresentação de casos de sucesso de ex-aprendizes

Na sede, em Goiânia, os jovens assistiram palestras dos dois ex-aprendizes e ainda puderam ter mais contato com cursos

Dia do jovem trabalhadorFoto: divulgação/Iphac

Compartilhe

O Instituto Promover – Iphac celebrou, nesta quarta-feira (24/4), o Dia Internacional do Jovem Trabalhador com a apresentação de dois ex-aprendizes de destaque.

Um deles é o vice-prefeito de Alexânia, Matheus Ramos, que falou sobre a participação do Jovem Aprendiz na administração pública.

“É muito importante que vocês participem ativamente da vida política do país, analisando em quem votar, a partir do que eles pensam sobre programas sociais, sobre o futuro dos jovens. Programas como o Jovem Aprendiz ajudam a escola que, sozinha, não vai conseguir cumprir todas as funções sociais”, disse Matheus.

O outro caso de ex-aprendiz que conseguiu se destacar ainda quando participava do programa é o empresário Antônio Júnior, um dos sócios de uma rede nacional de restaurantes.

“Eu sou fruto do programa Jovem Aprendiz. Aos 15 anos comecei a trabalhar em um banco, enquanto estudava em uma escola pública”, contou.

Antônio ainda lembra que aos 18 anos eu já tinha efetivado como funcionado do banco e promovido a gerente. Lá, ele ficou por mais de 20 anos.

“Foi um desenvolvimento constante. Eu sei o tanto que o programa nos ajuda a entrar e conhecer o mercado de trabalho. Agora, dentro da empresa, também temos jovens aprendizes e muitos deles, assim como eu fui na minha juventude, também já foram efetivados”, disse.

Unidade Goiânia

Na sede, em Goiânia, os jovens assistiram palestras dos dois ex-aprendizes e ainda puderam ter mais contato com cursos de assistente administrativo, assim como de palestras, oficinas e workshops sobre empreendedorismo e empregabilidade.

A psicóloga Natalia Reis falou sobre saúde e bem estar, assim como o psicólogo Leonardo Dantas do tema Sócioemocional. Por outro lado, o IPOG trouxe para os jovens participantes uma oficina com conhecimentos sobre gestão e finanças.

“Hoje é um dia de comemoração, de festa. Nós temos que comemorar a Lei da Aprendizagem, em especial, que tem colaborado para a inserção formal do jovem no mercado de trabalho em todo o Brasil e propiciado que programas como o desenvolvido pelo Iphac alcance cada mais pessoas e muda a vida de tantas famílias”, concluiu o presidente do Instituto Promover Valdinei Valério.

Leia também: SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência