Em Berlim, Enredo recebe ‘Oscar’ do Design Mundial

A cerimônia de entrega dos prêmios é realizada no país europeu desde 1954

Oscar do design mundialFoto: divulgação/Enredo

Compartilhe

Nesta segunda-feira (29/4), em Berlim, na Alemanha, a Enredo, consultoria de inovação para marcas com sede em Goiânia, recebeu o prêmio do IF Design Award 2024, considerado o “Oscar” e uma das premiações mais prestigiadas da área.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre no país europeu desde 1954. E a conquista reforça a excelência do design goiano mundialmente, ao se tornar a primeira empresa do Centro-Oeste a ser reconhecida, ao lado das maiores consultorias do mundo e de marcas como Apple, BMW, Samsung, Microsoft e Adidas, já premiados com o IF Design Awards.

Com um projeto envolvendo posicionamento e estratégia de portfólio para a entrada da multinacional japonesa Shinagawa Refractories no Brasil – uma das líderes globais do setor, a empresa goiana se destacou na categoria Branding, tendo como resultado receber o reconhecimento entre quase 11 mil inscrições vindas de 72 países. Os projetos vencedores passaram pelo crivo de 132 jurados de 23 nacionalidades diferentes.

“Esse prêmio é resultado da nossa forma de agir e pensar, aliada a coragem de um cliente que abraçou a ideia de fazer diferente, repensando a lógica de um setor muito específico da indústria e muitas vezes percebido como commodity pelo mercado”, de acordo com Ciro Rocha, CEO da Enredo, que em 2023 foi reconhecido como Profissional Destaque pelo Prêmio Brasileiro de Design.

Poder do design

Para Gustavo Moura, sócio-diretor de Branding da Enredo, ver o IF premiar um projeto do setor industrial reforça o poder do design como elemento de diferenciação e geração de valor.

“Esta conquista é um marco para Goiás e para a indústria mundial dos refratários voltados à metalurgia e siderurgia. No entanto, para a Shinagawa, usamos a nossa máxima de que o bom projeto de design é aquele que consegue resolver problemas complexos convertendo resultados efetivos para o clientes, muito além do purismo visual”, destaca.

Gustavo destaca ainda que o resultado é fruto de um trabalho complexo, no qual o time de estrategistas e designers se juntaram para tangibilizar a complexidade em facilidade de entendimento.

“Isso vai transformar toda uma categoria de uma indústria centenária. Poucas pessoas sabem, mas refratários estão em tudo no nosso cotidiano, do aço ao vidro. Ao começar uma discussão sobre o quanto esse elemento é fundamental nas nossas vidas e para o desenvolvimento da humanidade, esse projeto também trouxe para a Shinagawa uma grande diferenciação entre seus concorrentes, refletindo no seu resultado”, completa Gustavo Moura.

O sócio-diretor de Branding da Enredo lembra ainda que, com clientes em todo o Brasil, a empresa, que atua em Inovação para Marcas por meio do Branding, Arquitetura e Gestão, faz questão de reforçar o seu DNA goiano. “E santo de casa faz milagre sim”, brinca Gustavo.

Reconhecimento

A Enredo coleciona prêmios nacionais e internacionais nas áreas de design, arquitetura e inovação.

No último ano, o mesmo projeto conquistou Ouro e Prata no Premier Festival de Publicidad Independient, o FePi, na Argentina, mas também uma medalha no 13° BDA, maior prêmio de design brasileiro em 2023.

Leia também: Saúde mental merece atenção na rotina dos trabalhadores, afirma psicóloga